Você é impulsivo?
16 de maio de 2018
Qual o combustível do medo?
11 de junho de 2018

Ser firme ≠ ser grosseiro

Olá, hoje quero compartilhar uma visão clara da diferença entre ser firme e ser grosseiro.

Essa é uma dúvida muito comum e que impede muitas pessoas de conseguir o respeito da equipe e de conseguir a influência correta para realizar os desafios do dia a dia (talvez seja o seu caso).

De estagiária a diretora de uma empresa, atuando em vários segmentos, portes e culturas diferentes, assisti acontecer nos últimos 20 anos muitas coisas que considero certas e que considero erradas, e aprendi que ser firme é muito diferente de ser grosseira.

Vi muitos líderes grosseiros atuando, o que na minha visão são pessoas que precisam a todo o momento afirmar o cargo que tem, por meio de ordens curtas e grossas, como se os outros tivessem obrigação de entender ou pesquisar nos bastidores o que está sendo dito para tentar atender às vontades do chefe.

O funcionário sem ter segurança do que deve ser entregue ao gestor, entrega um resultado que aos olhos do rigoroso líder, está mal feito. ;-(

Além dessas cenas, lembro de outras como o excesso de comparação negativa na frente dos demais, super valorizando uns em detrimento de outros, como se isso fosse um estímulo positivo para àquele que sofre o “bullying” corporativo.

Nesses anos puder ver a consequência e os danos causados por esse padrão de comportamento. Danos na auto-estima, danos financeiros, em função do excesso de rotatividade gerada pelo “chefe gênio”, entre outras coisas…

Mas na minha opinião, o maior dano é perceber que muitas pessoas talentosas passam a rejeitar a função de liderar por acreditar neste padrão “terrorista”, o qual eu definitivamente abomino.
Mas então como ser firme e não ser grosseiro?

Antes eu te pergunto:

Você quer seguir um líder forte ou fraco? Você quer seguir um Líder que sabe onde quer chegar ou não? Você busca exemplos em pessoas determinadas ou pessoas que desistem com frequência?

Se as suas respostas estão relacionadas a ser forte, ter direção e ser determinado, então estamos falando que você quer seguir alguém firme por seus propósitos.

Um Líder precisa deixar claro para onde está indo e levando a sua equipe, mesmo que tenha que repetir algumas, dizendo não para as ações que fogem do foco da sua visão.

O que salvou a Apple no retorno do Steve Jobs foi que ele assumiu o “não” para àquilo que ia contra à solução de salvar a empresa.

A diferença é que ele demonstrou com o seu próprio exemplo o que isso queria dizer, e é por essa razão que tantas pessoas o admiravam e o seguiam. Ele era firme!

Ele não estava preocupado se o outro iria ficar chateado se ele cortasse um fornecedor, ele dizia e repetia o porquê que aquela decisão estava sendo tomada.

Ser firme é ser coerente e sustentar uma posição tendo a convicção no plano que está sendo seguido, ouvir o que os outros dizem, filtrar, somar o que agrega e eliminar o que foge do foco.

Faz sentido para você?
A dificuldade que as pessoas tem é o medo do conflito e do julgamento: “e se o outro deixar de gostar de mim por isso? E se o outro ficar chateado?.”

Se essa é uma preocupação é porque falta convicção, ou seja, é um problema de FOCO.

Tem lógica no que eu estou falando?

Eu poderia ficar horas discursando sobre isso aqui, mas uma das coisas que eu também aprendi, foi que ter foco é ter clareza para onde você está indo e conduzindo a sua equipe.

Um jeito simples e muito poderoso para entender como criar um código de conduta para sua equipe e ao mesmo tempo conquistar autoridade é criar as suas premissas como líder. Algo que detalho um pouco mais no meu livro digital: As 10 premissas para conquistar autoridade no trabalho.

Se você quer aprender mais sobre o tema, baixe o ebook gratuitamente e entenda o passo a passo que usei e mudou radicalmente os meus resultados com a equipe 

Clique no link e baixe: http://bit.ly/ebook-amandagomes

Amanda Gomes
Amanda Gomes
Sou formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Varejo pela Fia Usp – MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Sou especialista na área de análise comportamental DISC, Practioner em Programação Neorolinguística, Life, Business e Career Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, certificada UPW com Anthony Robbins nos EUA para aprimoramento em competências de empoderamento pessoal. Hoje são mais de 600 horas de atendimento como Coach e centenas de clientes que já se desenvolveram por meio do meu método.

10 Comentários

  1. Thanks for another great post. Where else could anybody get that type of information in such an ideal way of writing? I have a presentation next week, and I’m on the look for such info.

  2. ixememuqemu disse:

    Invasive ter.dlaf.amandagomespinheiro.com.br.vvp.qx defects; exocrine committed no prescription cialis dog, mother’s laminectomy amassing cat arthropods.

  3. air max 270 disse:

    Once I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I get 4 emails with the identical comment. Is there any way you can take away me from that service? Thanks!

  4. WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. ?

  5. air max disse:

    WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait .. ?

  6. jordan 4 disse:

    Would you be occupied with exchanging links?

  7. There may be noticeably a bundle to find out about this. I assume you made certain good points in options also.

  8. It抯 exhausting to seek out knowledgeable individuals on this matter, however you sound like you realize what you抮e speaking about! Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *