Palestra Spaces – Inteligência Artificial
3 de dezembro de 2017
Evite o fracasso como Líder, tenha coragem de ser imperfeito!
22 de dezembro de 2017

Tudo que você precisa saber para se sentir mais motivado ao definir suas metas para 2018.

Como aproveitar melhor esse período do ano para planejar de fato TUDO o que deseja para o próximo ano?

Um ciclo é concluído para que um novo muito melhor comece.  Você tem essa sensação?  Pensa assim?

Eu costumo ser muito otimista quando se trata de iniciar um ano novo, são 365 novos dias para realizar muitas coisas!  Mas como fazer os planos saírem das ideias de verdade?

Para mim, a resposta está em definir o que é este “TUDO”  que se deseja realizar.  

Vou compartilhar um método simples que poderá te ajudar a ter muito foco e conseguir direcionar com mais chances de sucesso o seu plano de ação do ano novo:

1 – Concentre-se no 80/20

Tenho certeza que você tem uma lista de itens que deseja vivenciar ou realizar no próximo ano, então:

  1. Liste todos os “eu quero para o próximo ano” pensando na sua vida como um todo, questões pessoais e profissionais.  
  2. Depois de ter a lista, eleja quais realmente são as mais relevantes e que representam 80% do seu maior desejo. Perceba que, geralmente em uma lista de 10 itens, podemos perceber que poucas representam realmente o nosso desejo.
  3. Se concentre nas ações que você elegeu como sendo 80% e vá para o segundo passo.

2 – Seja concreto ao estabelecer o seu objetivo

Quanto mais genérico você for para estabelecer o que deseja, mais o seu cérebro ficará confuso e não conseguirá te ajudar a ter ações efetivas para realização.

Um exemplo não concreto:  imagine que você coloque na sua lista: “eu quero ter estabilidade financeira”  (essa afirmação é genérica – porque estabilidade financeira pode ser muitas coisas…) Falta especificidade impede de ter foco para conquistar uma meta.

Um exemplo mais concreto para o mesmo contexto: “eu quero ter acumulado R$ 20.000,00 em uma aplicação”. Essa afirmação é clara e específica.

3 – Estabeleça marcos mensuráveis por meio de datas e evidências que possam te nortear no caminho.

Não basta ser concreto só na afirmação, você deve ser assertivo nas ações que são mais relevantes para realizar seu objetivo. Sempre na ideia de concentrar seus esforços em 80% do que é mais importante, ok?

Seguindo com o exemplo da estabilidade financeira citada no item 2.

Se no final de 2018 você deseja ter acumulado 20.000 em uma aplicação, quais podem ser os marcos mais relevantes ou as evidências que você precisará medir para saber que está no caminho certo e que seu plano será concretizado?

Para poupar você tem que fazer sobrar, certo? Então alguns possíveis marcos:

  1. Eliminar dívidas até a data ___/____/_______
  2. Acumular em média 1.500,00 / mês  a partir de ____/______/____
  3. Vender um ativo e guardar o dinheiro em _____/_______/_____

Aqui são alguns exemplos concretos de marcos que representam 80% de um cenário onde  a meta da estabilidade citada no item 2 seja realizada.  

4 – Defina as tarefas

Somente quando você tem os marcos na sua mente será possível você pensar nas tarefas que na prática é a execução propriamente dita.

Começar pelas tarefas pode ser  um grande estímulo à procrastinação fazendo com que pareça distante demais realizar o seu objetivo.

Exemplos de tarefas associadas ao plano citado no item 3.

  1. Ligar para o banco e negociar
  2. Cortar determinadas despesas para que possa sobrar o valor da meta
  3. Colocar o item a venda ou compartilhar com os amigos que está vendendo algo…
  4. Etc.

Na prática, aplicando esse método simples, você terá um mapa muito mais claro na sua mente de onde realmente você precisa se concentrar para tornar o seu objetivo mais simples de ser alcançado.  

Claro que não existe milagre, você tem que colocar as mãos na massa e executar seu plano, mas ter um visão mais concreta com certeza pode fazer você se sentir muito mais motivado!

Faz sentido?

Espero ter te ajudado com essa dica! Comente aqui se valeu a pena e principalmente pegue papel e caneta e comece a planejar agora mesmo 😉

Até mais
Amanda

Amanda Gomes
Amanda Gomes
Sou formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Varejo pela Fia Usp – MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Sou especialista na área de análise comportamental DISC, Practioner em Programação Neorolinguística, Life, Business e Career Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, certificada UPW com Anthony Robbins nos EUA para aprimoramento em competências de empoderamento pessoal. Hoje são mais de 600 horas de atendimento como Coach e centenas de clientes que já se desenvolveram por meio do meu método.

1 Comentário

  1. Van Cao disse:

    As I web-site possessor I believe the content material here is rattling excellent , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever! Best of luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *